sábado, 28 de abril de 2012

Jogo da Enciclopédia

Realizamos uma atividade fora da sala de aula, um jogo de perguntas e respostas, já havia feito uma atividade em grupo na sala, porém houve um certo tumulto por não saberem trabalhar em grupo e respeitar os outros grupos.
Então resolvi utilizar o jogo  como uma estrategia para conscientizá-los da importância do trabalho em grupo.
Organizados em seus grupos de pesquisas eles deveriam responder a 6 perguntas, não podendo exceder a 5 minutos por pergunta.
Durante a realização pude perceber que alguns grupos estavam mais unidos que outros, e em alguns apenas 1 ou 2 membros não participavam da atividade por estarem mais interessados em mexer com os integrantes de outros grupos.
No fim discutimos o que foi necessário para que eles chegassem as respostas, eles então responderam que tiveram que pensar e discutir com os outros o que sabiam sobre o assunto.
Expliquei que a atividade exigia conhecimentos prévios e a troca de informações entre os membros do grupo, que a união só favorecia e as equipes que estavam mais entrosadas foram as que conseguiram chegar mais perto da resposta correta.

As perguntas foram:
1- Por que os médicos receitam beber muito líquidos quando ficamos resfriados?
2- Por que os peixes comem minhocas, se elas não são naturais do ambiente aquático?
3- Por que os cavalos precisam de ferraduras?
4- Qual a função das escamas nos peixes?
5- Por que as flores damas-da-noite só exalam perfumes à noite?
6- Por que os galos cantam pela manhã?

Material usado na atividade: Lápis, fichas de cartolina para anotação, fichas de perguntas do jogo ( O jogo da Enciclopédia) da Grow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário